quarta-feira, 26 de novembro de 2014

“O Desejo De Rebeca. O Testemunho De Uma Adolescente.”-Corrigido


“O Desejo De Rebeca. O Testemunho De Uma Adolescente.”




Lista dos Personagens:


  1. Narrador- Como em toda peça teatral que se preze, narrará  os acontecimentos e dará um parecer no final da apresentação.
  2. Paulo- É uma adolescente muito esperta que adora ajudar os amigos. Vai se preocupará muito em ajudar a amiga, Rebeca.
  3. Ana- É a personagem principal da peça. O desejo dela de obter um testemunho plausível irá comover a todos os personagens.
  4. Helga- Irmão de Ana. É um pouco atrapalhado, mas também possui um grande testemunho de Cristo.
  5. - Contara um testemunho especial, que ajudará a entender um pouco a importância do batismo em nossas vidas.
  6. Elder Castillo- É um missionário argentino. Ele também Deixará o seu primeiro testemunho para a as crianças.
  7. Roberto- É o irmão do Elder Anderson. Fará uma cena a parte representando a infância deles.
  8. Lucas (Elder Anderson Criança)- Não entende bem a importância do convenio do batismo, mas seu irmão o ajudará a abrir os olhos.É um garoto  bem agressivo ,mas ao mesmo tempo tem plena convicção de que segue as coisas certas
  9. Pai de Rebeca- Na primeira cena dará o seu testemunho sobre a vera cidade da igreja.O testemunho pode ser um testemunho real da pessoa que interpretar o personagem,mas algo deve ser acrescentado sobre sua família fictícia
  10. Mãe de Rebeca- Também dará um testemunho que seguira os mesmos preceitos do testemunho do pai de Rebeca
  11. Amigo de Lucas 1- Pode ou não ter falas. Implicara com Lucas e a sua religião, colocando-o em prova.
  12. Amigo de Lucas 2- Pode ou não ter falas. Implicara com Lucas e a sua religião, colocando-o em prova.
  13. Amigo de Lucas 3- Pode ou não ter falas. Implicara com Lucas e a sua religião, colocando-o em prova.
  14. Pessoa A- Coadjuvante. Não falará nada durante a peça. Só ficará no fundo observando tudo
  15. Pessoa B- Coadjuvante. Não falará nada durante a peça. Só ficará no fundo observando tudo
  16. Pessoa C- Fará uma oração no fim da primeira cena.



Cenário

  Para as cenas iniciais e finais o cenário é composto apenas por um púlpito e algumas cadeiras. Essas representam a capela da igreja. São sugeridos três personagens coadjuvantes apenas para representar os fiéis. Destes apenas um precisa falar. Pois fará a oração final da reunião sacramental. Porém mais personagens podem ser adicionados de acordo com a disponibilidade da igreja.
   Na cena em que aparecem Lucas e Roberto, o palco pode ser dividido. Em uma pequena parte no cantinho do palco pode ser colocado um banco como os da sacramental para a conversa entre os missionários e as crianças e no restante do palco podem ser colocados móveis de uma casa pára a cena dos dois irmãos após a briga. A cena da conversa entre os missionários e a da briga não precisará de um cenário especifico.


  OBS: As escrituras citadas no decorrer da peça podem ser lidas diretamente nos livros citados. Pois assim além de facilitar as coisas que os atores precisam decorar passam a veracidade de cada um dos versículos, pois os espectadores também podem acompanhá-las em suas escrituras ao decorrer da peça caso achem necessário, ou tenham a curiosidade de ponderar sobre elas em suas casas.


“O Desejo De Rebeca. O Testemunho De Uma Adolescente.”

(A CENA COMEÇA COM AS CORTINAS FECHADAS. ESSAS SÓ SÃO ABERTAS APÓS O NARRADOR TERMINAR DE FALAR )

NARRADOR- Rebeca era uma garota muito tímida. Tinha apenas 15 anos, mas já tinha um forte testemunho sobre a veracidade da igreja. Seus pais haviam se tornado membros de A Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias já aos 30 anos, mas sempre fizeram questão de mostrar para a filha a veracidade de tudo a sua volta.
   Era aquele mais um dia de testemunho e Jejum e seus pais mais uma vez estavam lá, no púlpito. Prestando seu testemunho sobre a veracidade da igreja.
   Rebeca sempre ficava parada observando o testemunho de todas aquelas pessoas. A vontade dela sempre fora fazer o mesmo. Mas como? Sendo ela tão jovem, teria seu testemunho para outras pessoas algum valor. Sua professora sempre a incentivava a fazê-lo, mas. Sempre lhe faltava à coragem no ultimo momento. Alguns dos jovens e das crianças, mais corajosas subiam até lá e declaravam saber ser o Livro de Mórmon verdadeiro. Rebeca logicamente concordava com elas, mas, só dizer aquilo, pra ela parecia não ser suficiente. Então ela ficava lá, num cantinho da capela. Apenas admirando o testemunho dos irmãos da igreja.

(SE APROXIMAM DOIS OUTROS ADOLESCENTES E FALAM COM A GAROTA)
SAMUEL- Qual o seu problema Rebeca? Parece chateada.
ANA- É. Bem mais do que o de costume.
REBECA - Quietos. Temos que ser reverentes nas reuniões sacramentais.
( SAMUEL AINDA TENTA DAR SUA OPINIÂO, MAS REBECA COBRE-LHE A BOCA COM UMA DAS MÃOS ;DEPOIS PERMANECE MAIS UMA VEZ ATENTA A  TUDO E A TODOS )
SAMUEL- Qual o problema dela?(COCHICHA PARA ANA. ANA POREM FAZ UM JESTO COM OS OMBROS PARA INDICAR QUE NÃO O SABIA E OBSERVA O JEITO DA AMIGA. POUCO DEPOIS A REUNIÃO TERMINA E É FEITA A ULTIMA ORAÇÃO. ELES SAEM DA SALA JUNTOS E COMEÇAM A INTERROGAR A GAROTA )
SAMUEL- Qual é o seu problema garota?  Fica ignorando a gente o tempo todo. Não vê que só queríamos ajudar?
ANA- É amiga. a gente já reparou que você sempre fica assim no dia de testemunho e jejum.
SAMUEL- Ei,vai ver é isso ! A Rebeca tá de jejum, e por isso tá aí com essa cara de mendiga rejeitada. Hi,hi, hi, hi ...Meu pai falou que não é bom demonstrar para os outros que está fazendo jejum ,mas pelo visto você não agüenta ,né?Há ,há, há... Você não agüenta nem um diazinho sem comer... (REBECA PERMANECE CALADA PENSATIVA. COMO SE SUA CABEÇA ESTIVESSE A ANOS LUZ DALÍ)
ANA- Cala a boca Sam. Lembra da ultima vez que você tentou fazer jejum? Ficou tão desesperado que quebrou ele em apenas duas horas e meia. Além disso, você sempre come escondido quando tá de jejum, que eu sei.
SAMUEL- Ei isso não é verdade.
ANA- Não é? E por acaso você tá de jejum hoje?
SAMUEL- Claro. Hoje é o dia de Jejum, não é?
ANA- Ah, é? E o que você me diz disso?(PEGA EM UM DOS BOLSOS DO GAROTO UMA PORÇÃO DE DOCES E CHOCOLATES)
SAMUEL- Bem... Eu... Só tô guardando pra um amigo. É isso!(FALA UM POUCO ENROLADO COM A MENTIRA )
ANA- Sei, e qual é o nome dele?
SAMUEL- O nome de quem?
ANA- Do seu amigo "imaginário"...
SAMUEL- Ele não é imaginário tá legal? Eu já passei da fase de acreditar nessas bobagens. Na verdade ele nem existe. Digo... Claro que ele existe. É o Paulinho. Você o conhece da aula.
ANA- Conheço sim. Não é aquele que esta viajando e só volta na semana que vem?
SAMUEL- Esse mesmo!
ANA- Ririri... (RINDO)
SAMUEL- Ei isso não vale. Você me enrolou com esse papo de amigo imaginário e...
ANA-Garoto esquece isso. Tô mais preocupada é com a Rebeca. (VOLTA-SE PRA ELA QUE PERMANECE MUDA PERDIDA EM SEUS PENSAMENTOS)_Então amiga .Você esta mesmo de jejum?
(SILENCIO POR UNS SEGUNDOS )
SAMUEL- Viu só? Ela tá ignorando a gente de novo.
ANA- Calma. Não vê que ela pode estar com algum problema grave?
SAMUEL- Que tipo de problema ela pode ter? Ela tem 15 anos. Só ficaria desse jeito se tivesse fugido de casa a noite, ou usando drogas, ou sei lá esperando um bebê... ( REBECA FINALMENTE QUEBRA O SILENCIO )
REBECA- Gostaria muito de ter um... (ANA E SAMUEL SE ASSUSTAM )
ANA E SAMUEL JUNTOS- Você quer ter um bebê ??!!
REBECA- Claro que não! Falo de um testemunho.
SAMUEL- Ah tá. Menos mal.
ANA- Quer dizer que você está assim à manhã toda por causa do testemunho daquelas pessoas?
REBECA-É amiga. Eu acho tão importante dividir nossas experiências com outras pessoas. É tão bom ouvir o testemunho de outros, mas eu... Eu nunca consegui dar o meu próprio testemunho.
ANA-É verdade. Admiro todos, mas também nunca consegui dar o meu.
REBECA-E você Samuel? Já deu o seu testemunho alguma vez?
SAMUEL- Eu? Mas é claro!!
ANA- Gozado... Não me lembro de ter visto isso, irmãozinho...
SAMUEL- Mas é claro que eu fiz!Lembra aquela vez em que... Bem quando nos voltamos da viagem dos escoteiros e. Tá!Tá legal! Eu também nunca fiz isso...
REBECA- Por que será que é tão difícil testemunhar sobre essas coisas, se temos tanta certeza de que elas são verdadeiras?
ANA- Sinceramente eu não sei amiga... ( OLHAM  PARA SAMUEL )
SAMUEL- Não olhem pra mim. Eu me batizei a bem menos tempo que vocês!!
REBECA- Puxa! Eu queria tanto dar o meu testemunho. Mas acho que não tenho nada de importante pra dividir com ninguém.
(OS TRES SE SENTAM PENSATIVOS E NÂO PERCEBEM A APROXIMAÇÃO DOS ELDERES MISSIONÁRIOS)
ELDER ANDERSON- Oi garotos. Por que essa carinha tão desanimada?
ELDER CASTILLO- Semeja que estón metidos en líos.Quero disser :_Parecen que estaban brigando con alguiem.
ANA- Não, não estávamos brigando com ninguém...
SAMUEL-É pelo menos não essa semana.
ELDER CASTILLO- E você Rebeca? Sempre fue a, mas animada. Por que estas tan quieta?
REBECA - Sabe o que é? Sempre tive vontade de prestar o meu testemunho. Mas na verdade nunca tive nada pra declarar. Isso é tão frustrante...
ELDER ANDERSON- Prestar o testemunho é?
REBECA- Sim. Eu gostaria muito. Mas pra falara a verdade, nem sei por onde começar.
SAMUEL- Que tal pelo começo então? hi hi hi ...
ANA- Pára Sammy! Não vê que o negócio é serio.
SAMUEL- Ei! Já falei pra não me chamar assim. Sammy é apelido de mulher!
ELDER CASTILLO- Sabes? Acabe de lembrar me do meu primer testemunho. Xá hace algun tiempo ,pero ramas lo esqueci.( Lembro-me do meu primeiro testemunho.Faz um pouco de tempo mas nunca o esqueci. )
REBECA- Verdade? E como foi?
ELDER CASTILLO- Um tanto constranxedor (constrangedor). Eu tinha apenas once (11) anos. Estaba tan nerviosso que He surrado (fez xixi nas calças)mis cazoncillos  assim que sai do púlpito.
SAMUEL- Cara, que nojento!
ANA- Deve ter sido o maior mico da sua vida.
ELDER CASTILLO- Sí Pode ser... Pero esso tambien foi mucho bom.a partir daquele dia ,comenssé a dar meu testemunho quasse todos os dias .Sempre penso.O que de pior pode suceder despues de esta experiência ?hi hi hi ...
SAMUEL Cara, tú é muito doido hi hi hi ...daria qualquer coisa pra ter presenciado isso .
( TODOS COMEÇAM A RIR ,EXCETO O ELDER ANDERSON QUE PERMANECE QUIETO,MEDITANDO .REBECA PERCEBE O  OCORRIDO E LHE INTERROGA )
REBECA-E você Elder Anderson? Como foi a sua primeira experiência com o temido púlpito?
ELDER ANDERSON- Eu estava justamente me lembrando dela. Acho que eu era um pouquinho, mas jovem que o Elder Castillo.Tinha oito anos .Lembro-me perfeitamente por que foi uma semana depois  do meu batismo.
SAMUEL- Puxa e você ainda se lembra?
ELDER ANDERSON- Claro garoto.Não faz tanto tempo assim né? Quantos anos você acha que eu tenho?
SAMUEL- sei lá ...Uns quarenta e onze mais ou menos ?
REBECA-Ai garoto, não existe esse número. Ficou maluco é?Além de quê, o Elder não deve ter mais que dezenove ou vinte anos.
ELDER ANDERSON- Puxa!Obrigado, Né? Pelo menos um de vocês é sensato... (ANA PUXA O IRMÃO PRA UM LADO DO PALCO E FAZ UM COMENTARIO A PARTE)
ANA- Ta vendo irmãozinho? Você bem que poderia ter ficado calado e evitado de pagar tal mico.
SAMUEL- qual é? Eu sei muito bem que você também não acreditou no papo do Elder  Anderson ter só 20 anos.
ANA- Claro que não. Mas você podia ter fingido que sim como todo mundo.
ELDER ANDERSON- Caham!Vocês querem ouvir o meu primeiro testemunho ou não?
ANA E SAMUEL JUNTOS- Claro !!
ELDER ANDERSON- Como eu dizia... Havia me batizado há poucos dias e ainda não entendia bem o que era servir ao Senhor. Claro que eu estava na idade certa, e entendia e sabia diferenciar muito bem o certo do errado. Mas ainda não sabia o quão importante era o voto que eu havia feito com essa ordenança.
ANA- Ei,Elder se você já descobriu ,é bom falar pro meu irmão, pois acho que até hoje ele ainda não descobriu. Hi, hi, hi, hi...
SAMUEL- Cala a boca sua idiota!
ELDER CASTILLO- Quietos chavos.
ELDER ANDERSON- Pois bem. Eu sempre fui muito levado quando criança, e nunca levei as coisas muito a sério, apesar disso meu testemunho sobre a veracidade da igreja já era bem forte, Mas foi meio que um desafio aceitar o convênio do batismo. Eu queria saber até onde eu poderia chegar sem cometer nenhuma transgressão. Quantos dias eu conseguiria...
ANA- Puxa!Tem certeza de que você e meu irmão não são parentes?(O ELDER CASTILLO DESTA VEZ REPREENDE-A  APENAS COM UM JESTO)
ELDER ANDERSON- Eu tinha alguns amigos que não eram membros da igreja e eles ficavam me provocando o tempo todo, pois sabiam sobre o meu batismo e entendiam menos ainda o significado dele para a gente.
REBECA- Quando um de nós é batizado, fazemos um convenio com o Senhor, de cumprir os Seus mandamentos. E em troca disso ele nos oferece orientação através do Espírito Santo, perdoa nossos pecados, entre outras coisas.
ELDER CASTILLO- Moito bem Rebeca, Voucê está certíssima.
ELDER ANDERSON- Fiquei realmente furioso naquele dia. E estava a ponto de quebrar umas três ou quatro regras do convenio que tinha feito. Eu queria quebrar a cara deles, xingá-los com os palavrões mais sujos que conhecia naquela pouca idade, matá-los ...Mas o pior de tudo não foi eles terem escarnecido de mim.Mas  tê-lo feito com a nossa igreja.Pois em certo momento eles começaram a zombar das minhas crenças ,dizendo que era inútil seguir o estilo de vida que nos SUDs temos.Que o batismo não era tão importante e que a vida seria muito melhor pra mim se eu me livra-se dessas coisas.Um deles chegou a dizer-me com todas as letras que Deus não existia e eu era um idiota por seguir alguém que nunca havia visto.
ANA- Puxa! Esse garoto era muito ignorante...
ELDER CASTILLO- Talvez, mas non debemos culpá-lo por eso.Talvez a família desse garoto não o tivesse criado sobre bons fundamentos ...Él estaba apenas dessorientado( desorientado ).Isso acontece mucho hoxe em dia.
ELDER ANDERSON- Isso mesmo Elder. E se eu não tivesse uma ótima família me orientando naquele momento também teria posto em dúvida o meu testemunho sobre aquilo...
SAMUEL- Tá, mas, e o que você fez? Partiu a cara do outro pirralho?
ELDER ANDERSON- Não Sam, como eu falei. Fui criado sobre a influência de uma família muito crente nas coisas relativas ao Nosso Pai Celestial e por sorte, nesse momento um dos meus parentes chegou e me tirou do meio daquela situação. Foi o meu irmão mais velho Roberto. Ele viu que eu iria perder a razão e me tirou dali antes que eu entrasse nas vias de fato.
SAMUEL- Puxa! Bem no melhor da festa?!
TODOS- Cala a boca Samuel!!
SAMUEL- Tá legal. Eu Não falo mais nada. (FALA CHATEADO )
ELDER ANDERSON- Fiquei furioso com o meu irmão, pois sabia que seria motivo de piada na rua já que fui salvo de uma briga pelo irmãozinho. Aquilo pra um moleque de oito anos era simplesmente terrível. Mas obtive consolo através de algo que ele me falou.
( OBS:A CENA ENTRE O ELDER ANDERSON E SEU IRMÃO ,ASSIM COMO TODAS AS OUTRAS REFERENTES A SEU TESTEMUNHO PODEM SER INTERPRETADAS POR OUTRAS PESSOAS NO PALCO PRA FACILITAR O TEXTO DO PERSONAGEM .OU ELE PODE OPTAR POR CONTAR TODA A ESTORIA SE NÃO HOUVEREM PESSOAS O SUFICIENTE PARA INTERPRETAREM OS PERSONAGENS DA PEÇA )

(APARECEM NO CENTRO DO PALCO DOIS PERSONAGENS EM UM CENÁRIO QUE SERIA A CASA DO ELDER ANDERSON NA INFÂNCIA)

ROBERTO- Por que estava discutindo com aqueles garotos?
LUCAS- Você não viu? Eles estavam zombando de mim. Por que eu acredito no batismo e na igreja. Você não devia ter me impedido. Eu ia quebrar a cara deles.
ROBERTO- Quebrar a cara deles iria fazer com que eles acreditassem nas mesmas coisas que você?
LUCAS- Não, mas pelo menos assim eu lavaria a minha alma. (ROBERTO AO OUVIR ESSA FRASE CALA-SE POR UM INSTANTE E OBSERVA O IRMÃO QUE SE VIROU FURIOSO E ESTAVA COM A CARA EMBURRADA PARA ELE. ENTÃO SE LEMBRA DE ALGO. UMA ESCRITURA. PEGA SEU LIVRO DE MÓRMOM E OUTRAS ESCRITURAS QUE ESTAVAM EM UM MOVEL E PROSTRA-SE PERANTE O IRMÃO )
ROBERTO- Lavar a alma... Sabe mesmo o significado dessa expressão?( LUCAS EMUDECE POR UM INSTANTE SEM SABER O QUE DIZER )
LUCAS- Bem, eu sempre ouço as pessoas falarem isso, mas na verdade... Nunca entendi muito bem.
ROBERTO- Vou te perguntar uma coisa, mas acho que já sei a resposta. Você acredita ser Jesus Cristo o nosso Salvador, não acredita?
LUCAS- Claro que sim. Você sabe disso...
ROBERTO- Sabe por que ele realizou a expiação?
LUCAS- Claro. Pra que a humanidade pudesse ser perdoada por todos os seus pecados e receberem a vida eterna.
ROBERTO- Você se batizou há dois dias, não foi?
LUCAS – Sim. Você estava lá não lembra?
ROBERTO- por que você acha que precisamos ser batizados?
LUCAS- Precisamos nos arrepender dos nossos pecados na idade da responsabilidade (que é aos oito anos ,quando já conseguimos discernir o certo do errado ). Através da imersão os nossos pecados são deixados para trás e começamos uma nova vida, pois a água lavará os nossos pecados para sempre.
ROBERTO- Muito bem irmãozinho. Esse é o significado real de se lavar a alma. Está aqui, em Atos 22:16 :”E agora porque te deténs?Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor”.Essa frase foi dita após a conversão de Paulo ,pelo profeta Ananias.Paulo foi antes um perseguidor da igreja .Mas pela graça do Senhor Jesus Cristo .Tornou-se um dos maiores contribuintes para a doutrina de Deus.um dos grandes pregadores do Evangelho.e sabe por que ele também precisou de batismo?
LUCAS-  Acho que sim...Não lembro em qual escritura .Mas está escrito que”aquele que  não renascer da água e do espírito,não pode entrar no reino de Deus”
ROBERTO-É isso aí maninho! Você se refere a João 3:5. Mas agora me deixe te fazer outra pergunta você acha que Jesus Cristo tinha algum pecado?
LUCAS- Claro que não. Ele foi o único perfeito no Senhor nosso Deus.
ROBERTO- Quero mostrar-te uma escritura muito interessante. Fica emMateus 3:14-15 .Você gostaria de ler ?
LUCAS- Claro!( PEGA A BIBLIA DA MÃO DO IRMÃO E LÊ )_”Mas João opunha-se-lhe,dizendo:Eu careço de ser batizado por ti e vens tu a mim?
  Jesus, porem respondendo disse-lhe: deixa por agora, por que assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.”
ROBERTO - Vê agora o quão importante foi o convenio que acabou de fazer?
( LUCAS FICA PARADO PENSATIVO DEPOIS QUEBRA O SILENCIO E TENTA SE JUSTIFICAR )
LUCAS- Mas os meus amigos sempre zombam de mim por eu ser membro de A Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias. Às vezes eu só os ignoro, mas... Também tem horas em que perco a paciência. 
ROBERTO- Também já fui criança e costumava agir assim como você, até que recebi um conselho do bispo aqui da ala. Ele mandou que eu lesse duas passagens das escrituras. As quais eu nunca hei de esquecer. São elas:

 3 Néfi 44: Mas eis que eu vos digo:Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem,fazei bem  aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e perseguem;”
I Timóteo 4:12-14: “Ninguém despreze a tua mocidade;mas sê o exemplo dos fieis ,na palavra , no trato, no amor, no espírito na fé, na pureza.
   Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
   Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
LUCAS- Isso quer dizer que...
ROBERTO- O jeito como você age perante as zombarias dos amigos afetará na imagem que as pessoas tem sobre a igreja. Por isso eu diria que você tem três opções a seguir nesse caso Simplesmente ignorá-las. Orar para que essas pessoas possam conhecer a verdade sobre essas coisas. Ou prestar o seu testemunho... Das três eu te indicaria a ultima.
LUCAS- Mas eu ainda não sei prestar testemunho...
ROBERTO- Claro que sabe Lucas. Acaba de fazer isso agora mesmo. O fato de você conhecer a Cristo como seu Salvador e defender essas coisas já te dão um forte testemunho do nosso Pai Celestial. ( ROBERTO SAI DO PALCO E DEIXA O IRMÃO SÓ MEDITANDO SOBRE AS COISAS  E COM AS ESCRITURAS À MÃO LUCAS EMUDECE DE VEZ UM POUCO EMOCIONADO E  PRESTES A CHORAR )

( NOVAMENTE SÂO FOCADOS NO PALCO REBECA E SEUS AMIGOS )

REBECA- Puxa!O seu irmão era muito especial... Sabia como ajudar as pessoas.
ELDER ANDERSON- Outras pessoas também pensavam isso. Por isso ele saiu em missão naquela mesma semana.
ANA- Puxa que legal! E agora você esta seguindo os passos dele, não é, Elder?
SAMUEL- Ei, peraí!Você enrolou, enrolou, mas até agora ainda não falou como foi o seu primeiro discurso. Digo testemunho...
ELDER ANDERSON- Tudo bem Samuel. Agora eu chego lá. Após a conversa com o meu irmão fiquei meditando sobre tudo aquilo e resolvi dar uma folheada nas escrituras. Deparei-me então com uma em especial. A partir dela fiz o meu primeiro testemunho. Pode ler para a gente Rebeca?Aqui esta fica em I João 5:10-12.
REBECA- Claro! “Quem crê no filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, portanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
   E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu filho.
   Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
ANA- Puxa Elder essa escritura é muito linda.
ÉLDER CASTILLO- Sí .Ser uma das minhas preferidas tambiem.
ELDER ANDERSON- Meu irmão me ajudou muito com aquela conversa. Espero também tê-la ajudado um pouco.
REBECA- Claro Elder! Muito mais do que você possa imaginar. (REBECA SAI FELIZ DO PALCO E É SEGUIDA POR SEUS DOIS AMIGOS. OS MISSIONÁRIOS SAEM FELIZES POR OUTRA DIREÇÃO )
NARRADOR- Rebeca a partir daquele dia obteve maior testemunho das coisas concernentes ao nosso Pai Celestial. Passou a ler as escrituras com mais afinco e meditar sobre elas com seus pais professores e amigos. O mesmo aconteceu com Ana e seu irmão Samuel. Eles se prepararam durante todo o mês para prestarem o seu primeiro testemunho. Esperaram ansiosos pelo primeiro domingo do mês e já tinham seus discursos na ponta da língua. Chegado o grande dia  eles cada um por sua vez ,prestaram seu testemunho.
ANA- Sei que o Pai Celestial existe e que ele nos ama e conhece cada um de nós pelo nome. Obtive essa certeza após ser exortada pelos meus pais a perguntar sobre a veracidade dessas coisas. Obtive a resposta através de um grande sentimento de paz, e por isso sei que essas coisas são de Deus. Pois tudo que é bom, vem do nosso Pai Celestial. Uma escritura do “Doutrina e Convênios” me ajudou a lembrar sempre disso.É a seguinte.Seção 6:22 ,"Em verdade, em verdade eu te digo : Se desejas mais um testemunho,  volte tua mente para a noite em que clamastes a mim em teu coração a fim de saberes a respeito da veracidade destas.
   Não te dei paz a tua mente quanto ao assunto?Que maior testemunho pode ter que o de Deus?"
  Gostei bastante de conhecer essa escritura e sei que ela é verdadeira. E esse testemunho eu deixo em nome de Jesus Cristo. Amém. (SAI E EM SEGUIDA VEM SAMUEL)
SAMUEL- Sei que está igreja é verdadeira, e que o nosso Pai Celestial nos ama e nos ouve sempre... Outro dia passei por uma má situação. Numa excursão com um grupo de amigos do Quorum dos sacerdotes. Nosso ônibus quebrou e também ficou sem combustível na volta da viagem. Estava escurecendo e não teríamos tempo de chegar a um bom lugar pra acampar e também não podíamos ficar parados no meio da estrada. Eu e meu amigo Paulinho nos oferecemos então para buscar ajuda nas proximidades. Ficamos vagando por um tempo até finalmente admitirmos que estávamos perdidos. Fiquei um pouco desesperado, mas na hora lembrei-me de um conselho que ouvi nas aulas dominicais. Devemos orar por tudo,por nossos amigos ,nossa família ,nossos vizinhos,para remissão de nossos pecados etc.POR QUE NÃO ORAR NAQUELE MOMENTO DE ADVERSIDADE ENTÃO?Paulo e eu procuramos um lugar seguro fora do alcance dos carros que passavam pela estrada ,nos ajoelhamos e começamos a rezar ,ambos em silencio.Pouco depois de terminar a oração.levantamos os olhos e vimos uma luz de carro se dirigir a nós;.nos levantamos e fomos até ela...Eis que um senhor que já devia ter os seus quarenta anos de idade nos amparou em seu carro e alem disso se ofereceu para ajudar o restante dos nossos companheiros que esperavam nossa volta confiantes.Sei e afirmo com toda certeza que recebemos ajuda do Senhor naquele dia .E esse testemunho eu deixo em nome de Seu filho Jesus cristo .Amém.( SAMUEL SAI E TENTA CONTER AS LAGRIMAS. ENTÃO FINALMENTE CHEGA A VEZ DE REBECA.ESSA CHEGA BASTANTE EMOCIONADA COM O DEPOIMENTO DOS AMIGOS )
REBECA-Eu também gostaria de deixar o meu testemunho sobre a veracidade dessas coisas. Cremos em Deus, o Pai, e em seu filho, Jesus Cristo,e no Espírito Santo.Essa é a primeira regra de fé de “A Perola De Grande Valor”;uma das obras-padrão da nossa igreja.E ela é a que descreve exatamente o que eu sinto agora.Pois acredito,e sei que todas as coisas concernentes A Igreja Restaurada são verdadeiras.Poderia citar inúmeras escrituras que testificam de Cristo ,do seu ministério aqui na terra e da verdade revelada por Ele em “O Livro de Mórmon”.Mas vou ler apenas a mais famosa delas .Uma escritura que sem duvida nenhuma mudou e ainda vai mudar a vida de muitas pessoas pelo mundo: Morôni 10:3-6. "Eis que desejo exortarvos ,quando lerdes estas coisas ,caso Deus julgue prudente que as leiais, a vos lembrardes de quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criação de Adão até a hora em que receberdes estas coisas, e a meditardes sobre isto em vosso coração.
   E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.
   E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas.
    E tudo o que é bom, é justo e verdadeiro; Portanto nada que é bom nega o Cristo, mas reconhece que ele é."
  Sei que essas coisas são verdadeiras. Sei que existe um profeta vivo hoje na Terra para nos guiar e auxiliar, e que esse tem as chaves do sacerdócio que é a autoridade dada por Deus aos homens, para realizarem Suas ordenanças. Sei que o Senhor me abençoou com uma família maravilhosa.com saúde, segurança e muitas outras pequenas bênçãos que as vezes nos passam despercebidas a nossos olhos.Porem nada que vem do senhor é insignificante.Sei que Adão caiu para que os homens existissem;e que os homens existem para ter alegria...sei que podemos obter a plena alegria por obediência ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.E que todos podemos ser salvos devido a expiação do mesmo.Sei que devemos amar ao próximo e por isso amo todos vocês que pararam para me ouvir  nesse momento.E quero deixar uma escritura em especial para todo aquele que prestou e que ainda prestara o seu testemunho sobre cristo.Leiam: D&C Seção 62:3."Não obstante bem-aventurados sois ,porque o testemunho que prestastes está registrado no céu para ser visto pelos anjos; e eles se regozijam por vós e vossos pecados vos são perdoados ."
  E mais uma vez afirmo que essas coisas são verdadeiras e que devemos nos esforçar pra segui-las e sermos dignos de estar à destra de Deus no ultimo dia. Deixo esse testemunho em nome do sagrado nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
( FECHAM-SE AS CORTINAS.ENTÃO ENTRA LUCAS PRA DAR SEU ULTIMO PARECER )
LUCAS- Essa peça tem um significado especial para o seu criador (Ronaldo Adriano). Ele queria de alguma forma que os membros de A Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias, pudessem fortalecer o seu testemunho do Salvador e da Igreja Restaurada. Que eles pudessem perder a timidez e fazerem seus depoimentos. Pois como está escrito no 2 Néfi 33:1 não somos nos que deixamos o testemunho.Mas o próprio Espírito Santo:
 "E agora eu, Néfi, não posso escrever todas as coisas que foram ensinadas a meu povo; nem sou  poderoso no escrever como o sou no falar; por que quando um homem fala pelo poder do Espírito Santo, o poder do Espírito Santo leva as suas palavras ao coração dos filhos dos homens."

 Alem disso qualquer pessoa pode dar o seu testemunho sobre Cristo.Ele não precisa ser um discurso longo e impressionante para os outros .Basta apenas que ele passe a sua convicção sincera sobre o Salvador.Ninguém recebe um testemunho completo de uma só vez .Este deve ser alimentado, e crescera gradualmente a medida que você mostra seu desejo de servir a igreja .








 (O NARRADOR ENTRA E SE DIRECIONA ATÉ LUCAS )

NARRADOR- O testemunho. É uma certeza espiritual dada pelo Espírito Santo... O alicerce do testemunho é o conhecimento de que o Pai Celestial vive e nos ama ;de que Jesus Cristo vive,que Ele é o Filho de Deus e que Ele levou a efeito a expiação infinita .Que a nossa igreja é verdadeira , que Joseph Smith é  o profeta de Deus  que foi chamado para restaurar o evangelho entre outras coisas.E essa é a certeza que queremos deixar com essa nossa pequena apresentação .Que deixamos em nome de Jesus Cristo Amém.


(AS CORTINAS ABREM MAIS UMA VEZ E TODOS SE REUNEM NO PALCO PARA CANTAR UM DOS HINOS DA IGREJA / O HINO PODE SER ESCOLHIDO ATRAVES DE VOTAÇÃO. APOS O HINO É TERMINADA A PEÇA )

“FIM”

Observações extras:

    Essa peça não foi criada baseada em fatos reais, porem faz referencias a alguns casos que realmente aconteceram com membros da igreja; Os relatos foram um pouco alterados, mas a essência é a mesma. Pois o objetivo é o de passar paz para outras pessoas através de testemunhos de outrem.


Referencias:

ü  O Livro de Mórmon;
ü  Doutrina e Convênios;
ü  A Pérola De Grande Valor;
ü  A Bíblia Sagrada (Traduzida por João Ferreira de Almeida);
ü  Princípios do Evangelho;
ü  Sempre Fiéis;
ü  A Liahona ( Agosto de 2010 )







Ronaldo Adriano
Bom Conselho – PE

12/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário